sábado, 29 de julho de 2017

10 anos do Penacova Online: nota editorial

Os vários cabeçalhos que o blogue apresentou
ao longo destes 10 anos
O blogue Penacova Online está a completar 10 anos de existência. Estávamos em 2007.  Verificámos que em Penacova, quer a nível da blogosfera, quer a nível de “sites” institucionais o panorama era muito limitado, para não dizermos pobre. No plano noticioso nada existia que duma forma consistente congregasse o que, dispersamente, se ia publicando na imprensa local e regional e noutros meios de comunicação social. Perante isso sentimos que Penacova, também neste aspecto, estava a ficar para trás. Assim, sem interesses lucrativos ou políticos e sem grande aparato tecnológico iniciámos a publicação do Penacova Online.

De 2007 a 2010 tentámos cumprir essa função noticiosa. A partir daí, o site do Município de Penacova passou a fazer a cobertura informativa da vida social e cultural do concelho. Surgiu, entretanto,  o “Aqui-Penacova”, a que se seguiu o “Penacova Actual”, projecto que acabou por se afirmar como  "o jornal " do nosso concelho, em formato digital.

Escrevíamos em 26 de Julho de 2010, ao completar três anos de publicação: “Entendemos que o Penacova Online completa assim um ciclo. O ritmo das notícias, das políticas e das politiquices, das tricas e das fofoquices não se enquadra no nosso formato. Arredados da escravatura do momento e da velocidade do instante, iremos falando, de vez em quando, da história e da cultura de Penacova, bem como das suas belezas naturais.”

E esta é, ainda, a nossa posição. Vamos continuar a linha que temos vindo a seguir nos últimos tempos: mais do que noticiar o dia a dia penacovense, dar primazia à publicação de textos relacionados com a história local e o(s)  património(s) do nosso concelho.

David Almeida

1 comentário:

  1. Parabébs pelos 10 anos do blog; Penacova deve saudá-lo pela iniciativa e disposição em seguir na empreitada cultural e de resgastes de valores patrimoniais, históricos e das tradições do lugar.

    ResponderEliminar